Criar mudanças na educação

Ensinar requer ânimo, energia e motivação para estimular nas crianças o desejo de aprender.

Assistimos hoje a um aumento crescente de dificuldade de concentração, desmotivação, desinteresse e cansaço que as crianças demonstram, perante o processo de aprendizagem, tanto na escola, como em relação a outras propostas de aprendizagem mais informais, que podem realizar com as suas família.

Os professores e os pais precisam ter um empenho acrescido para criar interesse e motivação, nas crianças e jovens, para que estes se envolvam no processo de aprendizagem e participem nele de forma ativa.

Isto não é simples, porque requer por parte dos educadores, pais ou professores, energia e capacidade de ação adicionais, para conseguirem entusiasmar e motivar as crianças para aprender.

É necessário estabelecer uma ligação de confiança e segurança, de forma a ser possível motivá-los e apoiá-los nas suas dificuldades, para que as crianças consigam superar essas dificuldades e possam progredir no seu trajeto escolar, e no seu crescimento.

E cada interação conta, um pequeno gesto ou uma palavra por vezes são suficientes para durar a vida inteira, para gerar autoconfiança e motivação para as crianças seguirem os seus sonhos, para trabalharem e alcançarem os seus objetivos, com determinação para lidar com os obstáculos com que se vão deparando.

E os educadores precisam desenvolver resiliência, nutrir os seus recursos internos para se sentirem com capacidade e valorizados, para que as crianças também se sintam com capacidade, e sintam o seu valor.

Para fazer a diferença na vida das crianças, os educadores precisam sentir que conseguem fazer a diferença, na sua própria vida. É necessário sentirem-se verdadeiramente vivos, entusiasmados com o seu papel de educadores, para poderem desenvolver a sua paixão por educar e trazerem mudanças com verdadeiro impacto na vida das crianças.


Deixe um comentário