A arte de ouvir

Num mundo cheio de sons, somos convidados a reaprender a ouvir.

Nunca tivemos tantos meios de comunicação ao nosso dispor como temos atualmente. Conseguimos comunicar em tempo real com pessoas que estão do outro lado do mundo, através de som e imagem.

Mas a comunicação entre pais e filhos, alunos e professores, colegas de trabalho, casais, familiares e até amigos parece ser cada vez mais difícil. As mensagens curtas, a urgência de avançar para a próxima tarefa, parecem estar a deixar-nos sem tempo e disponibilidade para ouvir, ouvir verdadeiramente o outro.

A comunicação é essencial para o ser humano, mas pode ser bastante difícil. A verdadeira comunicação efetivamente acontece quando uma pessoa consegue compreender como a outra se está a sentir. Quando as pessoas não se sentem ouvidas perde-se a conexão, há isolamento e sofrimento.

Ouvir verdadeiramente a outra pessoa, significa dar-lhe espaço e tempo para falar, estar verdadeiramente presente. Conduzidos pelo stress e pelo ritmo acelerado em que vivemos, não estamos verdadeiramente presentes, quando comunicamos. Frequentemente, enquanto o outro fala, estamos a pensar na resposta que vamos dar; Ou precipitamo-nos numa resposta que apenas serve para preencher o vazio; Ou apressamo-nos a responder apenas para nos dar a sensação de que fomos bem sucedidos a comunicar. Esperamos que as nossas respostas correspondem às nossas expetativas, sem sequer ter em consideração se o que dissemos ressoa com a outra pessoa, se lhe faz sentido, se de alguma forma a vai ajudar.

Ouvir plenamente o outro pode não ser mesmo nada fácil. Mas é possível desenvolver esta capacidade quando aprendemos a ouvir-nos a nós próprios. Quando somos capazes de ouvir as nossas verdadeiras necessidades, sem críticas, culpa, ou sentimentos de não merecimento. Quando conseguimos ouvirmo-nos, a nós próprios, profundamente estamos preparados para ouvir o outro profundamente.

Somos capazes de nos sentar tranquilamente e fazer com que o outro se sinta ouvido e respeitado, e a distância entre as pessoas dá lugar à conexão, compreensão e confiança.


Deixe um comentário