
Os desafios da profissão
Ser professor é uma das profissões mais nobres, mas também das mais difíceis. Um professor tem a capacidade de fazer a diferença na vida dos seus alunos, de fazer os alunos acreditarem em si próprios e nas suas capacidades. É capaz de inspirar e envolver os alunos na aprendizagem, com curiosidade na exploração do mundo que os rodeia.
Mas as condições em que o professor ensina, são, infelizmente, na maioria dos casos muito difíceis e potencialmente geradoras de elevados níveis de stress.
A profissão de professor apresenta atualmente muitos desafios, como a baixa valorização profissional, as condições de trabalho, programas extensos e elevada burocracia, por um lado, e por outro lado, alunos desmotivados, comportamentos desafiantes e as dificuldades de aprendizagem.
A pressão e o stress acumulados ao longo da vida profissional, sentimentos de insegurança e frustração que se mantêm de uma forma duradoura, têm um impacto significativo, na vida profissional, mas também na saúde e na vida pessoal do professor.
Aprender a lidar com o stress
Para lidar com o stress, os professores precisam adquirir recursos que lhes permitam ter um maior nível de resiliência, perante as circunstâncias potencialmente geradoras de stress, com que se deparam todos os dias.
A forma como se lida com o contexto da sala de aula, pode fazer a diferença entre sentimentos de impotência e desespero, ou a possibilidade de poder escolher de uma forma consciente, como responder às situações mais exigentes, que se sucedem diariamente.
O professor precisa desenvolver estratégias pessoais para cuidar de si próprio, organizar o trabalho de forma a permitir criar pausas, renovar energia e cuidar da capacidade da atenção e concentração, de forma a conseguir manter um bom desempenho e o equilíbrio.
Ao estar mais consciente de si próprio e do ambiente da sala de aula, o professor está mais capacitado para fazer escolhas, que lhe permitam cuidar de si e manter o equilíbrio, ao longo do dia de aulas.
O Mindfulness pode fazer toda a diferença face à pressão, à rotina, à monotonia dos dias sempre iguais, a enfrentar os mesmos problemas, as mesmas faltas de recursos, as mesmas questões de disciplina, a falta de rendimento dos alunos, etc.
Nestes contextos é frequente surgir um forte sentimento de ausência de respostas, de falta de possibilidade de mudar as circunstâncias.
Mas, apesar de existirem muitos fatores externos ao professor, que este não pode mudar, a boa notícia é que os sentimentos de frustração e de impotência têm origem no stress que é sentido. E aqui o professor tem uma palavra a dizer.
Quando o professor, dia após dia, se depara com limitações e obstáculos às suas melhores intenções de exercer a sua profissão com empenho e motivação, inevitavelmente vai interpretando o seu ambiente de uma forma mais redutora e limitada.
Trazer atenção plena (mindfulness) para a sua profissão, permite cultivar abertura e clareza mental, permite abrir a mente a uma realidade mais ampla, a um maior leque de escolhas, opções e respostas, a partir de um maior senso de presença. Cuidar do stress, desta forma, pode aumentar significativamente a qualidade de vida e o bem-estar do professor.
O professor tem a possibilidade de aprender a lidar com o stress de outra forma, tomar mais consciência do que se passa consigo, e a partir deste ponto, definir uma intenção firme de cultivar consciência na sua atividade profissional.
Mudar, dia após dia
Gradualmente, cultivar resiliência e equilíbrio, desta forma, permite adquirir um maior senso de poder de escolha, e uma ação empoderada, na sala de aula. O professor pode voltar a sentir que cresce e que se realiza enquanto pessoa, através da sua atividade docente.
Os recursos internos adquiridos vão poder ser utilizados na sala de aula, dia-a-dia, para facilitar o ensino, para lidar com as circunstâncias que causam stress, a partir de um pensamento mais claro, com maior facilidade em encontrar soluções, em vez de becos sem saída.
O professor começa a refletir uma atitude mais calma e centrada ao seu redor. O ambiente da sala de aula pode mesmo melhorar. O relacionamento e a comunicação, com os alunos e os colegas tende a tornar-se mais fácil, porque a partir de um ponto de stress e cansaço não é possível escutar atentamente os outros, nem estabelecer pontes, com eles.
Com a prática de Mindfulness, os obstáculos e os desafios diários na sala de aula não vão desaparecer. Mas aumenta a capacidade do professor se relacionar com as questões, sem perder o equilíbrio, sem se sentir esmagado por elas, sendo capaz de reduzir o stress inerente à profissão e ao contexto escolar.
É possível ser capaz de entrar em contato com os seus recursos internos, abrandar e até começar a desfrutar da satisfação de ensinar, a satisfação de contribuir para a formação de novas gerações. E esta mudança terá certamente um impacto muito significativo na sua qualidade de vida.